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A gestação é para muitas mulheres um grande incentivo para aderir a bons hábitos alimentares. Tudo que você come influencia diretamente, positiva ou negativamente, na sua saúde e na do bebê. Certos nutrientes são passados quase que completamente para o seu filho e daí vem a necessidade de repor o necessário para que você se mantenha bem.

Na gravidez, as chances de adquirir deficiência de vitaminas é grande e a probabilidade de desenvolver doenças também é grande. Por isso um bom acompanhamento médico aliado á uma boa alimentação é fundamental para uma gravidez saudável.


Alimentação na gravidez: Um bom cardápio com alimentos saudáveis

A Vitamina A ajuda o bebê a se desenvolver. As células, ossos e os brotos dentários ganham um empurrãozinho com a ingestão dessa vitamina, que se excluída da alimentação pode facilitar a entrada de infecções.

O ácido fólico tem um papel super importante na formação do bebê. Sua carência pode desencadear uma má formação fetal pois ele influencia diretamente no DNA.

O carboidrato ajuda o corpo a evitar queimar gordura e proteínas, o que é importante na gestação. O ferro ajuda a desenvolver as células do sangue do bebê e mamãe também precisa de mais hemoglobinas, uma vez que o volume sanguíneo é maior na gestação. As vitaminas D e E ajudam o corpo a absorver o cálcio e o fósforo, principalmente a vitamina D aliada ao sol.

Os alimentos que normalmente fazem bem ao bebê e a mamãe nessa fase são bastante variados e podem ser facilmente integrados a alimentação diária. Verduras, legumes, ovos, frutas, carne magra, leite e seus derivados, milho, aveia, nozes, frutos do mar (contém magnésio que ajuda na formação dos tecidos e evita fadiga na mamãe), fígado, feijão, massas.

Alguns especialistas afirmam que a melhor dieta é comer de forma bem variada e apostar bastante em frutas e carnes. Muitas mulheres fecham a boca nessa fase com medo de engordar, mas o segredo para alimentar seu beb6e dentro da barriga de forma correta e ao mesmo tempo cuidar da sua saúde é comer para dois e não comer por dois, como muita gente dita. Em caso de dúvidas, procure um nutricionista que poderá fazer um cardápio para você de acordo com as suas necessidades.